Já pensou na possibilidade de dirigir um carro manual sem pisar na embreagem? Pois bem, nesse texto vamos explicar direitinho se é possível realizar essa faceta ou não, e se pode ocorrer algum tipo dano ao seu veículo.
Veja mais a seguir!
O que são carros com câmbios manuais?
Os veículos que possuem câmbios manuais são aqueles em que o condutor realiza e tem controle na troca de marchas manualmente. Esse tipo de automóvel de transmissão manual tem três tipos de pedais, sendo eles a embreagem, o acelerador e o freio.
A maior diferença entre os carros manuais e os automáticos, é que somente os carros manuais possuem o pedal da embreagem, e que nos carros automáticos como o próprio nome diz, a troca de marchas são realizadas automaticamente, sem precisar do trabalho do motorista.
O que é a embreagem?
A embreagem é um componente essencial para o funcionamento de um veículo manual, pois é através dela que ocorre a movimentação do carro. Com a embreagem, também é possível realizar a transmissão da ligação mecânica, do motor e do câmbio manual.
Essa ligação entre o motor, o câmbio e a embreagem é que, o motor produz a força, e o câmbio faz a ligação dessa força do motor, transferindo também essa força do motor até as rodas do veículo para que o mesmo consiga se movimentar.
A embreagem é fundamental nessa relação, pois no momento em que se pisa na embreagem, ocorre uma pausa neste período de transmissão do motor e do câmbio. E para que seja possível realizar a movimentação do câmbio (rotação), sem que ele seja sobrecarregado, pois o mesmo está recebendo força do motor.
É possível dirigir um carro manual sem utilizar a embreagem?
Como já vimos a embreagem é um componente fundamental para a movimentação de um veículo manual. Por mais inusitado que pareça, é possível sim andar em carros que possuem câmbios manuais sem precisar utilizar a embreagem. Entretanto, é necessário que se saiba identificar quando o motor fica na mesma velocidade de rotação em que a caixa de câmbio está estendida.
Quando o carro estiver em movimento e estiver suficientemente engrenado na marcha atual, tire o pé do acelerador para aliviar a pressão no câmbio e depois tire imediatamente a marcha do câmbio da marcha atual. Depois, Mova a válvula em direção à marcha desejada, aplicando uma pequena força. O carro engatará na marcha quando a velocidade de rotação do motor for igual à velocidade do eixo do câmbio. Quando o carro está reengatado, pode-se continuar dirigindo da maneira usual.
A atenção deve ser redobrada, em relação a velocidade de rotação do motor, observando em que momento cada marcha se engata, permitindo a troca de marcha sem a utilização da embreagem. Porém essa técnica só pode ser utilizada se o carro estiver em movimento, pois é muito improvável que ele se mova sem ser que seja utilizada a embreagem.
Quais são os possíveis riscos de dirigir o carro sem pisar na embreagem?
Não é recomendado que você vá dirigir um carro manual sem pisar na embreagem, pelos demais motivos; não dirigir o veículo em vias públicas sem a utilização da embreagem, pois o carro está sem seu desempenho por completo, e pode acarretar em um possível acidente e também por questões de segurança.
Dirigir um automóvel sem pisar na embreagem, pode também danificar a caixa de câmbio, e também o tempo de vida da bateria do carro. Sendo bastante inviável para o motorista, podendo ter muitos prejuízos. Esse tipo de façanha é somente recomendada em casos de emergência, ou em algum momento em que a embreagem foi danificada e não tem como utilizá-la.