Como comprar peças corretamente para seu carro?

peças-para-seu-carro1
Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Como comprar peças corretamente para seu carro?

Então, seu carro finalmente decidiu estragar e complicar sua rotina. Se esta é a primeira vez que você compra uma peça de carro nova – seja ela qual for – há uma boa chance de você se sentir um pouco intimidado.

Afinal, este é o seu carro: algo em que você confia todos os dias para se locomover até os locais que deseja.

Para ajudar, escrevemos esse guia para você saber como comprar peças corretamente para seu veículo quando algum imprevisto acontecer.

Devo comprar peças novas ou usadas?

peças-para-seu-carro2

A grande vantagem do mercado de reposição é que você pode comprar quase todas as peças de automóveis em segunda mão.

Neste tipo de loja, são vendidas engrenagens ou até mesmo motores inteiros.

Apesar disso, caso a compra seja feita via internet, é super importante verificar as avaliações da loja relacionadas a qualidade do produto e a entrega.

Devo realmente ir de segunda mão, ou peças novas seriam melhor?

Como acontece com a maioria das coisas, há vantagens e desvantagens em ambos.

As peças em segunda mão – como acontece com os veículos em segunda mão – são geralmente mais baratas. Além do mais, normalmente você também pode rastrear a peça específica do seu carro, mesmo se for um modelo mais antigo. (Se você tem um veículo mais antigo, pode ser que seu fabricante não tenha novas peças compatíveis em estoque, mas isso vai depender de quão raro seu carro é).

Com novas peças, você pagará mais, mas provavelmente obterá um pouco de segurança adicional. Para alguns motoristas, isso vale o custo extra.

Quais peças não devo comprar em segunda mão?

Há certas peças de automóveis que é melhor comprar novas. Essas são as peças com maior probabilidade de degradar exponencialmente com o tempo, tornando-se menos eficazes à medida que se desgastam e são usadas. Alguns exemplos serão listados abaixo:

  • Sistemas de exaustão – com o tempo, a probabilidade dessas peças desenvolverem buracos, rachaduras e fissuras aumenta muito. Espere um uso muito curto de um sistema de segunda mão.
  • Placas de freio – essas peças são projetadas para sofrer desgaste com o tempo com o atrito aplicado pelas pinças às placas de freio.
  • Filtro de óleo – tem vida útil limitada em qualquer carro e sua eficácia é bastante reduzida com o uso. O óleo é a força vital do seu motor e o óleo sujo pode danificar os componentes durante todo o seu funcionamento.

Como obtenho a peça correta do carro?

Há uma série de coisas que você precisa considerar ao identificar a peça certa para o seu carro:

  • Número de identificação do veículo – é um número que se relaciona especificamente com o seu carro e pode ser usado para localizar a peça certa. (As tabelas de dados do fabricante geralmente armazenam essas informações).
  • Códigos da peça – em algumas ocasiões, a própria peça terá um código, embora você possa precisar cavar na sujeira e na graxa para vê-lo. Novamente, essa pode ser uma maneira infalível de saber que você tem a peça certa.
  • Comparação de peças – pode ser possível pegar a peça que você substituirá e simplesmente compará-la com as peças disponíveis online ou em sua loja de peças local. Você precisará ser detalhado na verificação, no entanto: pode ser de grande ajuda consultar quem realmente trabalha no local em que a peça é vendida, pois eles podem ajudar.
  • Identificação Visual – se você tiver um pátio de demolição local, pode ser possível entregar uma peça a um especialista em peças de automóveis usadas que possa reconhecer algumas peças de carro apenas a olho nu. Eles também podem ajudá-lo a encontrar uma substituição rápida.

Onde posso encontrar as peças certas?

Depois de saber a peça de que você precisa, a próxima etapa é encontrar alguém que possa vendê-la para você. Quanto mais rara a parte, naturalmente mais difícil será encontrá-la. No entanto, há um grande número de lugares onde estão disponíveis peças de automóveis em segunda mão. Isso inclui o seguinte:

  • Seus próprios depósitos de sucata locais: se você tiver um depósito de sucata local de fácil acesso, pode valer a pena verificar o estoque.
  • Concessionárias: seguir esse caminho geralmente será mais caro, mas eles quase sempre poderão adquirir uma peça se você estiver disposto a pagar a mais.
  • Fóruns na internet: você não esperava essa dica, não é mesmo? Acesse a Internet e confira um ou dois fóruns de entusiastas de carros. Os fóruns costumam ter uma seção de ‘compra ou venda’ e você pode encontrar exatamente o que procura.
  • Revendedores: se você não se importa em pagar a margem necessária para que um revendedor ganhe a vida, deixe-os fazer todo o trabalho duro para encontrar uma peça para você. Comprar desses indivíduos e empresas é um compromisso – custará mais dinheiro, mas menos tempo.

Consiga o melhor preço!

Uma das principais razões para comprar peças de automóveis em segunda mão é a redução do custo em comparação com a compra de peças novas. No entanto, como você sabe que está fazendo um bom negócio por uma peça e se poderia conseguir um preço ainda melhor? Existem certas técnicas que o comprador experiente pode empregar para conseguir o melhor preço. Preste atenção aos itens abaixo para entender melhor:

  • Pechinchar – não tenha medo de arriscar seu braço. Se você não pedir um determinado preço, como pode ter certeza de que o vendedor não lhe dará a parte desse dinheiro? Um dos segredos para pechinchar é não se apressar e nunca ficar muito entusiasmado com qualquer negócio em potencial. Em muitas situações, o velho truque do bazar de mercado de desistir de uma compra pode, na verdade, fazer o vendedor baixar o preço para o nível exigido. Portanto, lembre-se: sempre comece com um preço inferior ao que você acredita ser sensato.
  • Cupons – muitas empresas que vendem na web ou por meio de veículos de publicidade locais costumam lançar cupons para ajudá-las a angariar negócios. Fique atento à mídia local para ver os vouchers de desconto ou pesquise online os códigos de desconto, pois eles podem ajudar a reduzir uma porcentagem significativa de sua compra com vendedores de peças.

Indicação nossa!

Há dos sites muito bons para se comprar peças que vão adiantar muito a sua vida.

O primeiro é o Gama Peças, em que você escreve a peça que você quer e ele busca a peça que você precisa, com aplicações, conversões e códigos similares.

Já no Baixe Catálogo, como o próprio nome diz, você pode baixar catálogos de peças inteiros de fabricantes de toda a América Latina, assim você consegue o código da peça, e buscar em nosso site, abmpecas.com.

Você mesmo deve substituir as peças do carro?

Dependendo de quão experiente você é, é perfeitamente possível substituir as peças do carro por conta própria. No entanto, é melhor ser cauteloso. Se você errar, as consequências podem ser fatais.

Também vale a pena ter em mente que se você errar muito – mesmo que nunca use o carro na estrada – você definitivamente vai acabar com contas muito maiores do que a substituição teria custado se você pagasse a um profissional.

POSTS RELACIONADOS

Cuidados Essenciais com o Sistema de Arrefecimento do Carro

Carros Usados vs. Carros Novos: Qual a Melhor Opção?

Como Escolher um Mecânico Confiável

Veja também últimos posts.