Antes de comprar carros de leilão, conheça o processo e o sabor. As coisas acontecem rapidamente, então certifique-se de que você está confortável com o processo antes de fazer o lance. Você pode se inscrever para catálogos de casas de leilões com antecedência para encontrar os veículos mais recentes em oferta.
Tome cuidado
É aqui que os carros invendáveis vão morrer. Se um veículo foi negociado, alugado, recuperado ou totalizado, ele se encontrará entre os quase 9 milhões de veículos que são comprados a cada ano em um leilão de automóveis. Isso não significa que todos os carros no lote do leilão sejam lixo. Significa apenas que há limões por aí, portanto, seja devidamente suspeito e minucioso em sua inspeção.
Você precisará de dinheiro ou de um empréstimo aprovado, se seu lance vencer. Se você planeja pagar com um empréstimo já garantido por seu banco, esteja preparado para cobrir um depósito assim que seu lance vencer. Descubra com antecedência quais cartões de crédito são aceitos para essa finalidade. Haverá também impostos, taxas de título e de registro.
Se você está financiando a compra de seu carro, provavelmente será obrigado a realizar um seguro contra colisão e / ou abrangente pela agência de crédito.
Portanto, provavelmente também é uma boa ideia falar com um agente independente para ajudá-lo a encontrar cotações de seguro automóvel antes de comprar. Os agentes independentes trabalham com várias seguradoras e podem comparar preços para você gratuitamente.
Tudo brilha
Os carros costumam ser retocados, polidos e polidos até ficarem brilhantes para o leilão. Isso não garante um carro sólido. Sempre verifique o histórico do carro e veja se os itens correspondem entre o painel, a porta e outros pontos de identificação.
Os vendedores podem esconder problemas
Existem todos os tipos de máscaras e películas que podem fazer um motor defeituoso parecer limpo e seguro. Se você não conhece os truques que os vendedores podem usar para esconder problemas, traga um amigo que conheça ou procure concessionárias de carros usados. Não há garantias ou garantias em leilões públicos.
Os bancos possuem o melhor estoque com os melhores preços, em geral. Edmunds informa que esses são os veículos que devemos procurar em um leilão público. Eles geralmente são carros e caminhões recuperados que o credor apenas deseja vender a um preço decente para recuperar as perdas. Certifique-se de que é um carro razoavelmente bem conservado e que o interior está em boas condições, pois essas são áreas frequentemente problemáticas para carros de recompra.
Cuidado com os revendedores de carros usados que estão vendendo em leilão. A maioria dos revendedores de carros usados prefere vender para clientes, outros revendedores e leilões de revendedores. Se um carro está muito longe para ser vendido por qualquer uma dessas formas, eles recorrem ao leilão público. Dê uma segunda, terceira e quarta olhada nas ofertas de concessionárias de carros usados em leilão público. As coisas podem não ser o que parecem.
Isso vai ficar meio louco
O ex-leiloeiro Steve Lang chama isso de “capitalismo em sua forma mais pura”. Os leilões de carros são rápidos e têm muita intensidade. Pode ser fácil sentir-se apressado e pressionado para tomar uma decisão, portanto, esteja preparado para dizer a si mesmo para diminuir a velocidade se não tiver certeza sobre um veículo. É melhor ir embora e comprar outro dia do que conseguir um ferro-velho que você não pode vender.
Limite-se antes do início dos lances
Defina seu preço máximo e não ultrapasse isso. Não vá ao bar; não vá com uma nova namorada ou um colega de faculdade. Você precisa de todo o seu juízo sobre você e nem um pingo de orgulho para obscurecer seu julgamento.
Os carros serão mostrados em uma ordem definida, então chegue cedo e descubra quando seu favorito estará no quarteirão. Normalmente, você pode obter uma cópia da lista exibida ao fazer o check-in. Se chegar atrasado, pode não ter a chance de inspecionar o carro que está interessado em comprar no leilão.
Deixe espaço em seu orçamento para remessa se você estiver comprando fora do estado ou longe de casa. A última coisa de que você precisa é uma viagem pelo país em um veículo não comprovado e uma avaria em algum lugar remoto e caro.
O que fazer quando chegar no leilão:
Quando você chegar ao leilão, pegue um catálogo. Isso lista todos os veículos inscritos na venda.
Visualize o veículo para o qual você está interessado em licitar. Chegue com bastante tempo de sobra antes do início do leilão para dar uma olhada e verificar os detalhes do veículo (geralmente exibidos no para-brisa).
Inspecione a carroceria do carro, olhando ao longo de suas linhas e verifique se há amassados ou painéis da carroceria desalinhados – pode ter sido em um acidente, consertado ou, na pior das hipóteses, uma baixa do seguro.
Atenha-se ao seu orçamento! Não se deixe envolver pela ação.
O prêmio do comprador ou encargos administrativos são adicionais ao seu lance. Consulte a casa de leilões com antecedência para obter detalhes sobre suas taxas e encargos.
Lembre-se de levar documento de identidade com foto e comprovante de endereço.
O que acontece durante um leilão de carros
Ao comprar um carro em leilão, ouça o leiloeiro. Eles incluem detalhes do veículo, por exemplo, histórico de serviço, taxa de trânsito e verificação de quilometragem.
Se o martelo cair sobre o seu lance, então muito bem, você teve sucesso! Em seguida, você precisará ver o secretário do leilão (geralmente eles estão ao lado do leiloeiro).
Uma ‘oferta provisória’ significa que a oferta mais alta foi inferior ao preço de reserva. A equipe da casa de leilões entrará em contato com o vendedor para ver se seu lance será aceito ou negociará mais em seu nome.
Existem várias maneiras de pagar. Depósitos e pagamentos integrais podem ser pagos por:
Dinheiro;
Cartão de crédito;
Cartão de débito;
Saque bancário.
Comprar um carro em leilão pode ser uma ótima maneira de encontrar uma pechincha – afinal, é aqui que o mercado de automóveis vai comprar seu estoque.
No entanto, pode ser um negócio complicado se você não souber muito sobre carros e, como a maioria dos guias do consumidor lhe dirá, seus direitos legais normais podem não ser aplicáveis, pois, os vendedores podem emitir isenções de responsabilidade, como a frase ‘vendido como visto’.
Visite os leilões de carro primeiro
Se você nunca participou de um leilão, é uma boa ideia comparecer a um para testemunhar o que acontece antes de pensar em comprar. Isso lhe dará uma ideia de como funcionam os leilões e uma compreensão dos termos usados e das condições de venda. A lei permite que as casas de leilão alterem as condições usuais de venda (e geralmente o fazem) removendo os direitos do comprador, conforme descrito na Lei de Venda de Bens.
Embora os leilões possam ser muito mais baratos do que os revendedores de carros usados, um revendedor pode lhe dar tranquilidade com a oportunidade de fazer um teste de direção do veículo antes de comprar as garantias de manutenção. Pode valer a pena gastar um pouco mais para saber que, se algo der errado, você pode devolvê-lo para ser consertado. Infelizmente, isso não acontecerá ao comprar em um leilão.
Saiba o que você quer comprar
Antes de pensar em comprar um carro em leilão, você precisa ter uma boa ideia de qual marca e modelo de carro você está procurando. Gastar tempo em que carro? para descobrir qual marca de carro você gostaria de acordo com suas preferências (confiabilidade, desempenho, conforto etc).
Depois de determinar o carro que deseja, visite o Autotrader para ver o preço que está custando no momento. Munido dessas informações para comprar um carro usado, você pode ir a um leilão com muito mais confiança.
Seja esperto ao comprar carros em leilão
Depois de decidir ir em frente e dar um lance para um veículo em leilão, calcule quantas você pode pagar e estabeleça um limite; a regra principal é nunca ultrapassar esse limite, por melhor que seja o incentivo. Se você não sabe muito sobre carros, também pode ser prudente levar alguém que conheça e que possa lhe dar conselhos.
Ao comprar um carro em leilão, verifique sempre o histórico de quilometragem completo para saber exatamente quanto o carro foi usado. Também é vital perguntar se a casa de leilões pode garantir que os carros em oferta não foram roubados.
Os leilões de automóveis prometem valor real – afinal, é onde o comércio de automóveis compra ações, então os preços são altamente competitivos. No entanto, muitos compradores privados podem achar os leilões intimidantes, com os carros sendo vendidos rapidamente em uma enxurrada de lances.
Existem pechinchas em leilões de automóveis para compradores experientes e obstinados. Em primeiro lugar, decida exatamente o que você quer e qual será o seu lance mais alto (alguns por cento sobre o preço de ‘negociação’ devem silenciar os compradores comerciais). Em segundo lugar, leia as condições de venda e verifique os carros que escolheu antes de iniciar a licitação – e pare de licitar quando atingir o seu limite!