Como é feita a retifica dos cabeçotes? O cabeçote fecha a câmara de combustão por cima do motor. Basicamente, a parte superior do motor é chamada de cabeçote, enquanto a parte inferior é o bloco do motor. O espaço entre o cabeçote e o bloco do motor é onde a junta da cabeça está localizada.
Quando o cabeçote está funcionando corretamente, ela mantém os cilindros do motor lubrificados para que mantenham sua temperatura e permitam um movimento suave conforme as válvulas abrem e fecham e os pistões sobem e descem durante a reação de combustão.
Consertos de automóveis são caros
O custo de retifica dos cabeçotes pode variar muito com base em vários fatores diferentes. Obviamente, a marca, o modelo e o ano do seu veículo terão muito a ver com o custo, assim como a extensão dos danos que o cabeçote sofreu.
E, claro, se você levar seu carro a uma concessionária, vai custar mais para consertar do que em um mecânico. E faça você mesmo será ainda mais barato. Há muitos fatores diferentes a serem levados em consideração quando se trata de fazer a retifica dos cabeçotes.
O que causa um cabeçote rachado?
Mesmo que o cabeçote em seu carro seja projetado para lidar com muito estresse e também com altas temperaturas, nada pode durar para sempre e acidentes, bem como defeitos de fabricação e outros problemas podem eventualmente fazer com que o cabeçote estrague você. Na maioria das vezes, essas são as causas mais comuns de um cabeçote de cilindro rachado.
Ar no sistema de resfriamento: se você tiver ar em suas linhas de resfriamento em vez de apenas a mistura de água e anticongelante que deveria estar lá, você pode acabar desenvolvendo pontos de acesso que fazem com que o motor aqueça muito mais do que deveria. Isso pode ser difícil de detectar porque há momentos em que você pode verificar a temperatura do seu motor e ver que parece normal, mas a bolsa de ar passará pelo sistema e isso fará com que ele aqueça novamente.
Por causa disso, os sensores podem não ser capazes de detectar que há um problema com o superaquecimento do motor e o dano pode espiralar fora de controle até que o cabeçote do cilindro quebre.
Superaquecimento: Em geral, o superaquecimento do motor é uma das razões mais óbvias para um cabeçote de cilindro sofrer algum dano. Um motor superaquecido é provavelmente a causa mais comum de rachaduras nos cabeçotes dos cilindros. O cabeçote do cilindro serve apenas para lidar com temperaturas dentro de uma determinada faixa. A leve liga de alumínio de que é feito irá quebrar quando for exposta a temperaturas anormalmente altas por muito tempo.
Bomba de água quebrada: Muito parecido com o ar em suas linhas de resfriamento, uma bomba de água quebrada fará com que o refrigerante não circule como deveria. Quando ele quebra, o refrigerante não consegue circular da maneira que deveria e isso levará ao superaquecimento drástico do seu motor.
Vazamento de líquido refrigerante: O líquido refrigerante pode vazar de vários lugares em todo o sistema de refrigeração, mas independentemente de onde o vazamento aconteça, se você não tiver o suficiente circulando pelas linhas, o motor está superaquecendo e, como vimos, isso pode levar à quebra do cabeçote.
Termostato ruim: seu motor deve estar funcionando em algum lugar entre 190 graus Fahrenheit e 210 graus Fahrenheit. A temperatura é regulada por um termostato que permite que o refrigerante continue fluindo ou o bloqueia, dependendo dos requisitos de temperatura do momento. Se não funcionar corretamente, se ficar preso em uma posição ou outra, pode fazer com que o refrigerante flua constantemente para que seu motor não alcance a temperatura ou pode bloquear o fluxo de modo que seu motor superaquece, o que por sua vez, causa danos ao cabeçote.
Sinais e sintomas de um cabeçote rachada
Quando você desenvolve uma rachadura no cabeçote, pode haver uma série de sintomas que se manifestam para avisá-lo de que você tem um problema. Um desses por si só não significa necessariamente um cabeçote rachada com certeza, mas se você está passando por vários desses, então você definitivamente quer dar uma olhada antes que a situação vá de mal a pior, e talvez tenha que fazer a retifica dos cabeçotes.
Vazamentos de líquido refrigerante: Como estabelecemos com as causas de quebra do cabeçote do cilindro, o líquido refrigerante também pode ser um sintoma de quebra do cabeçote do cilindro. Se a rachadura ocorrer no local errado, você vai acabar tendo o refrigerante vazando ao mesmo tempo. Isso significa que seu motor continuará a superaquecer e a situação pode ficar muito pior. Se você tiver sorte, o vazamento de refrigerante será visível do lado de fora do veículo, pingando embaixo do carro. No entanto, alguns vazamentos de refrigerante podem acontecer dentro do motor e acabar enchendo a câmara de combustão.
Fumaça: Se houver uma rachadura grande o suficiente no cabeçote, notará um pouco de fumaça saindo da parte de trás do carro quando começar a dirigir. Este é o resultado do vazamento do líquido refrigerante na câmara de combustão e do óleo pingando nos componentes do motor.
Falha de ignição do motor: Quando o cabeçote do cilindro quebra bastante, você pode começar a experimentar falhas de ignição no motor . Isso é causado pelo fato de a mistura de combustível e ar não ser capaz de queimar adequadamente na câmara de combustão.
Baixo desempenho do motor: Há uma série de coisas que podem fazer com que o seu motor funcione mal, e este provavelmente será um dos primeiros sintomas de uma rachadura no cabeçote. Isso pode dificultar o diagnóstico de cara, já que não seria obviamente um cabeçote rachada causando isso. Ainda assim, quando você percebe falta de potência em comparação com o que está acostumado a dirigir, é possível que haja uma rachadura no cabeçote. Isso é causado pelo escape de ar da câmara de combustão, que libera a proporção precisa de combustível para ar necessária para que ocorra uma reação de combustão adequada.
Vazamentos de óleo: O cabeçote do cilindro contém óleo necessário para manter o motor lubrificado, conforme mencionamos anteriormente. Obviamente, se houver uma rachadura no cabeçote, o óleo não será contido corretamente. Você pode obter uma luz de verificação de óleo no painel que mostra este problema porque a pressão do óleo vai cair significativamente como resultado. É possível que você consiga ver isso ao levantar o capô e simplesmente dar uma olhada em seu motor. Infelizmente, alguns vazamentos de óleo não são visíveis do lado de fora e permanecem como problemas internos no motor. No entanto, se você tiver um vazamento interno de óleo e ele estiver indo para a câmara de combustão, você pode ser avisado por uma fumaça cinza azulada saindo da parte de trás do seu carro que indica que você.
O que é a retifica dos cabeçotes?
A retifica dos cabeçotes tem como objetivo reparar os desgastes da peça do motor para aumentar a sua vida útil e recuperar a sua performance.
Como é feita a retífica dos cabeçotes
A retífica dos cabeçotes corrige folgas e assentamentos. Depois de desmontado, ele passa por um teste de pressão para ver se possui trincas ou rachaduras. Caso elas existam, uma soldagem deve ser feita, para aplainar o topo do cabeçote.
A elasticidade das molas também deverá ser verificada, além de uma regulagem das pastilhas e verificação de tuchos hidráulicos das válvulas.
Depois da retifica, as válvulas são esmerilhadas com uma pasta especial. A partir de então é montado novamente o cabeçote. O que deve ser feito com muito cuidado, para que os encaixes sejam perfeitos e de acordo com as especificações do fabricante.