Já ouviu falar do tensor do alternador? Para falar dessa peça, vamos falar também de uma peça que atua junto com ele, que é a correia dentada.
O cenário menos pior de uma correia dentada quebrada é que seu carro simplesmente não será capaz de dar a partida – mas dependendo do tipo de correia instalada no carro, as consequências podem ser muito piores, até e incluindo a destruição de uma grande parte da extremidade inferior do motor do seu carro.
O bom funcionamento do motor do seu carro é governado por sua correia dentada, de modo geral, ela ajuda a garantir que todos os cilindros disparem no momento preciso e fiquem devidamente alinhados. Isso, por sua vez, governa o funcionamento de várias outras peças do motor, conforme descrito abaixo.
Mantendo tudo apertado
Sua correia dentada – que também pode ser chamada de correia de transmissão ou correia de comando – precisa operar em perfeita sincronia, e esse trabalho é de responsabilidade do tensor do alternador.
A correia dentada conecta vários dos principais componentes do motor, como alternador, bomba d’água, bomba de direção hidráulica e compressor de ar condicionado. Essa correia precisa funcionar com uma tensão constante para garantir que esteja sempre garantindo que o alternador esteja produzindo energia suficiente para mover as polias que acionam todos esses componentes individuais.
Como você pode ver, é efetivamente a fonte da quantidade certa de energia (ou seja, tensão) para manter todas essas partes díspares trabalhando juntas – e se não funcionar corretamente, é provável que você logo termine com um problema sério , na forma de falha de pelo menos um dos componentes para os quais fornece a força motriz.
Uma história em quatro partes
Um tensor do alternador (ou tensor da correia dentada) é composto de quatro componentes principais – uma base, braço tensor, mola e polia. A base é a montagem de todas as outras partes, enquanto a mola garante que o cinto seja mantido bem esticado.
A polia então garante que a correia se mova como deveria, enquanto o braço tensor, localizado na parte inferior do tensor, é projetado para contrariar a mola e, assim, permitir que a própria correia dentada seja removida ou ajustada.
A configuração do tensor da correia dentada deve ser verificada regularmente como parte do programa de manutenção de rotina do seu carro – mas é apenas um trabalho para um mecânico experiente, devido em parte à dificuldade de acesso.
O tensor também pode ser removido e substituído separadamente da própria correia dentada, de forma que se ele mostrar sinais de não estar fazendo seu trabalho corretamente, o trabalho pode ser concluído sem a necessidade de uma nova correia.
Porém, devido à natureza delicada do trabalho e ao fato de tantos outros componentes dependerem de sua operação adequada, a substituição do tensionador da correia dentada é sempre melhor realizada por um mecânico qualificado com experiência na operação.
Vida útil rígida do tensor do alternador
Muitas correias têm uma vida útil definida de forma bastante rígida. Os fabricantes de veículos incorporam a substituição em seus cronogramas de manutenção regulares e, desde que você siga aquele que se aplica ao seu carro, van ou caminhão, pode ter certeza de que não terá problemas.
Mas, embora uma correia seja um único componente e, portanto, as chances de dar errado isoladamente sejam bastante reduzidas, há mais potencial de falha com o tensionador da correia dentada devido a ele compreender vários componentes individuais. E se o tensor não estiver funcionando corretamente, não demorará muito para que as polias que acionam um ou mais componentes do motor comecem a funcionar fora de sincronia – e é aí que você corre o risco de encontrar problemas potencialmente catastróficos.
O tensor também precisa girar livremente o tempo todo, de modo que a ferrugem e os detritos podem impedi-lo de fazer isso. Este é um problema particular se você dirige regularmente em estradas que são salgadas no inverno, uma vez que o sal é recolhido pelo movimento das rodas do veículo e generosamente distribuído ao redor da parte inferior da carroceria e do motor do seu carro.
A polia que opera o tensor também pode causar vibrações, que podem danificar o tensor, portanto, você precisa estar ciente de qualquer possível dano à polia.
Como detectar quando o tensor do alternador precisa ser trocado
Um momento importante para ouvir os sinais de que é necessário substituir o tensor da correia dentada é quando você está dando partida no veículo ou acelerando.
Se em qualquer um desses momentos você ouvir um barulho de chocalho, isso pode ser um sintoma de que a correia não está sendo esticada quando necessário.
Preste muita atenção em como seu carro acelera em baixas velocidades. Se as rotações do motor subirem repentinamente (isso será óbvio, pois o nível de ruído aumentará), isso é um sinal de que seu carro não está ganhando velocidade suavemente, o que pode ser atribuído ao fato de sua correia dentada não estar na tensão correta.
Chiados ou guinchos quando você muda de marcha também são um sinal revelador de problemas com o tensionador da correia dentada.
Se o tensor da correia dentada estiver falhando, você também pode ver que a luz de advertência da bateria do seu carro permanece acesa depois que deveria ter apagado. Isso ocorre porque a bateria perderá energia como resultado do cinto não girar tão rapidamente quanto o necessário para alimentar a bateria.
O que você deve fazer se achar que está com algum desses sintomas?
Mais importante ainda, você precisa fazer o checkout o mais rápido possível. Você pode obter um orçamento para a substituição da correia dentada com rapidez e facilidade e, se o tensionador também precisar ser ajustado, é melhor realizar esses trabalhos ao mesmo tempo.
Portanto, não ignore quaisquer barulhos incomuns vindos da frente do seu carro – pode ser um sinal de problemas com a correia dentada ou tensor. E se não forem cuidados, eles podem danificar grandes partes do seu motor. Mas seja qual for a causa, ao pedir a um mecânico de confiança e experiente para dar uma olhada, eles podem ser capazes de eliminar qualquer problema pela raiz.