Equipamentos básicos para montar uma oficina

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Equipamentos básicos para montar uma oficina

O mundo, como podemos ver, está evoluindo cada vez mais, fazendo com que cada profissão evolua junto. Para mecânicos a história não é diferente, pois, para atuar em uma boa oficina, é preciso estar muito atento aos equipamentos básicos para montar uma oficina mecânica uma, pois o mercado de trabalho está cada vez mais exigente.

Há alguns equipamentos básicos para montar uma oficina mecânica, alguns de última geração, que deve adicionar a sua lista de desejos, se você quer trabalhar com todo tipo de veículo. Levando em conta que um mecânico brasileiro tem uma gama muito grande de tipos de veículos, antigos e modernos, para trabalhar.

Este artigo será um bom ponto de partida para você, pois vamos te mostrar as principais ferramentas para se montar uma oficina. Boa leitura!

Torquímetro

O Torquímetro tem como função mostras a força que o mecânico exerce para apertar ou afrouxar parafusos.

Essa ferramenta é necessária porque as montadoras especificam valores que os torques devem ter. E cada tipo de parafuso possui um valor diferente de torque, de acordo com seu manual técnico.

Desse modo, se evitar que acontece quaisquer empenamentos ou torques fortes ou fracas, sempre garantindo maior segurança ao seu cliente.

Há vários modelos de torquímetro, contudo, todo possuem a mesma precisão e eficiência, fazendo a medição do mesmo modo. Veja a seguir alguns desses tipos:

  • Torquímetro de estalo, que indica o torque ideal com o ressoamento da ferramenta (um estampido seco);
  • Torquímetro dinâmico, que faz a indicação por meio de um ponteiro;
  • Torquímetros eletrônicos, que utilizam um indicador digital.

Alinhador de direção

O alinhador de direção é muito importante para um mecânico, pois através dele se pode medir os ângulos das rodas de um automóvel, como o caster, cambagem e a divergência.

Instrumentos de medição

Existem vários equipamentos de medição que cumprem diferentes papeis.

Distância: Paquímetro;

Corrente elétrica: Amperímetro;

Diferença potencial: Voltímetro;

Fluídos: manômetro;

Pequenos ângulos e espessuras: micrômetros;

Força: Torquímetro ou dinamômetro.

Ferramentas básicas e peças automotivas

Ferramentas básicas também não podem faltar também na sua oficina. Não é porque houveram diversas novidades no mercado que você irá largar o arroz com feijão também.

O alicate universal, por exemplo, faz duas grandes funções prensar e cortas materiais. Enquanto que o alicate de bico reto fica por conta do corte e torção de cabos e fios.

O macaco hidráulico, mesmo que seja pequeno, suporta carros de três toneladas.  Um kit de chaves também não deve ser subestimado, pois eles são um verdadeiro arsenal contra alguns problemas.

Guincho hidráulico

O guincho hidráulico também cumpre o papel de levar veículos, de forma diferente do macaco, pois ele levanta as peças de cima.

Eles ajudam muito porque não precisam de uma estação de trabalho específica para que a peça do motor seja retirada, já que eles evitam a movimentação dele dentro da oficina.

Elevadores

Os elevadores já são figuras carimbadas em grande parte das oficinas, principalmente os com base, por oferecem um ótimo custo-benefício.

Scanner

Os scanners são usados para detectar rachaduras em motores, que são, obviamente a parte que mais exige atenção de um veículo.

Além disso, um scanner também pode revelar problemas em válvulas e pistões, evitando que estes se agravem.

Balanceamento

Uma oficina tem como figuras carimbadas os serviços de alinhamento e balanceamento, que se modernizaram, já sendo encontrados em equipamentos tecnológicos. Estes que fazem uma medição, com o uso de programas de computador, com uma precisão muito maior.

Máquina repuxadora

Para ter uma oficina completa, cuidar da parte estética do veículo é essencial. Os serviços de funilaria podem ser feitos com a ajuda de uma máquina repuxadora.

EPIs

Ter os melhores equipamentos não significa que as normas de segurança estarão sendo seguidas automaticamente. Para isso, ter os EPIs necessário é algo essencial para não somente seguir todas as normas de segurança, mas também para passar uma imagem mais profissional para os seus clientes.

Com EPIs você ainda estará seguro juridicamente caso algum acidente aconteça. Mas o mais importante, com toda a certeza, é que você estará protegendo a você e a seus funcionários.

Equipe qualificada

A sua equipe, dentro da sua oficina, é a sua família.  Na verdade, provavelmente você passa mais tempo com eles do que com a sua família mesmo, portanto, dentro da sua oficina, tem de haver um ambiente de solidariedade.

Ajudar os seus funcionários a se qualificarem é um meio de aumentar o conhecimento e a qualificação de modo geral dentro de sua empresa.

POSTS RELACIONADOS

A Importância das Mulheres no Mundo Automotivo: Impulsionando a Diversidade e a Inovação

5 Estratégias para Reter Bons Funcionários na Sua Oficina

Administrando sua Automecânica: Saindo de Férias com Tranquilidade

Veja também últimos posts.