Junta Metálica ou Junta de Fibra, qual aplicar?

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Junta Metálica ou Junta de Fibra, qual aplicar?

É essencial sabermos as melhores escolhas para o nosso carro, escolher entre a junta metálica e a junta de fibra?

Como a junta de fibra e a juntas metálica são compostas?

A junta de fibra é composta por uma camada de fibra em cada superfície e no meio uma chapa metálica. O seu sistema de vedação é feito pelo seu cordão de silicone, que tem o objetivo de vedar as passagens de água e óleo.

No meio da junta de fibra tem um anel metálico milimetricamente calculado para não interferir na altura, garantindo uma perfeita vedação. A junta de fibra recebe uma camada de antiaderente e impermeabilizante, tudo para garantir a qualidade desse produto.

A junta de chapa é composta por uma chapa chamada aço mola. Ela costuma ter duas chapas, mas alguns modelos tem uma chapa só, dependendo do projeto da montadora.

O sistema de vedação conta com uma pintura emborrachada que ajuda na vedação de água e de óleo. E ao redor da junta e dos orifícios que ela é vincada.

Esses vincos são saliências que vão aumentar a pressão nestas áreas, garantindo uma excelente vedação, assim como no anel de fogo é vincado, por esses vincos ela também é chamada de chapa vincada.

Vantagens da junta de fibra

As vantagens da junta de fibra são que ela é ideal para absorver pequenas irregularidades ou imperfeições na superfície do cabeçote que podem ser oriundas do processo da retifica e lá no bloco. Então, quando alguma questão de rugosidade está acima do normal, ou planicidades, a junta ainda consegue absorver essas pequenas, porque ela se deforma em até 30%.

E a outra coisa, é que em relação a junta de chapa, ela tem um menor custo, mas só pode ser aplicada quando existe a opção.

Vantagens da junta de chapa

Essa junta tem alta resistência as pressões geradas na câmara de combustão. Não que a junta de fibra não tenha essa resistência também, pois ela resiste o suficiente, que é aquilo que a montadora exige.

No entanto, a junta de chapa resiste muito mais, além do que é o normal. Tanto é que as pessoas que fazem preparação de motores, que mexem lá para aumentar a pressão, elas utilizam juntas de chapa. A outra vantagem é que ela tem grandes resistência aos ataques daquela água corrosiva do sistema de aquecimento do veículo.

Desvantagens da junta de fibra

A junta de fibra não resiste tanto quanto a de junta de chapa a ataques provocados pela água corrosiva, que vem quando a pessoa não faz manutenção do seu veículo a longo prazo.

Desvantagem da junta de chapa

A junta de chapa não permite falhas na superfície. Então o cabeçote tem que ser retificado totalmente, sem falhas. A superfície do bloco tem que estar muito boa, com a rugosidade correta, porque a junta de chapa deforma apenas 4% do seu corpo.

 Quando devo aplicar uma ou outra?

Se o carro saiu original com junta de chapa e seu bloco está em boas condições, deve ser utilizada a junta de chapa, para manter a originalidade do carro.

Com a junta de fibra também fica bom, mas aí vem aquelas desvantagens que citamos. A junta de fibra deve ser utilizada quando se tem um bloco velho, pois ela permite algumas imperfeições, coisa que a junta de chapa não permite.

POSTS RELACIONADOS

Cuidados Essenciais com o Sistema de Arrefecimento do Carro

Carros Usados vs. Carros Novos: Qual a Melhor Opção?

Como Escolher um Mecânico Confiável

Veja também últimos posts.