Em todo o mundo, há um grande interesse na busca de combustíveis alternativos que possam substituir os ainda predominantes combustíveis fósseis da atualidade.
Contudo, não é fácil encontrar um combustível prático, rentável e que cause menos impacto no meio ambiente. A seguir, estão algumas opções de combustíveis alternativos ainda desconhecidas pelo público em geral.
1# Vapor
Os carros a vapor existem desde o século 19 e foram substituídos por modelos com motores de combustão interna.
Alguns dizem que agora podem retribuir o favor.
Eles são ‘motores de combustão externa’ onde o combustível é queimado fora do motor, ajudando a reduzir as emissões.
Existem vários conceitos para motores a vapor modernos de alta potência em carros.
2# Cinético
Muitos carros elétricos (e um número crescente de carros com motor de combustão interna) possuem sistemas de regeneração de energia de frenagem, que convertem a energia normalmente desperdiçada durante a frenagem em energia elétrica.
Espera-se que a utilização de tais sistemas aumente no futuro, para aproveitar melhor a energia em movimento possuída por um carro e, assim, usar menos combustível em geral.
3# Calor
Dois terços da energia gerada pela gasolina ou diesel é desperdiçada como calor.
A tecnologia termoelétrica, que converte calor em eletricidade, pode ajudar a reduzir isso e já está sendo desenvolvida por diversas montadoras.
Uma solução é usar painéis termoelétricos para converter o calor residual do escapamento em eletricidade, o que pode reduzir o consumo de combustível em 5%.
4# Hidrogênio
O hidrogênio pode ser usado em vez de combustíveis fósseis em motores de combustão. Os carros a hidrogênio não emitem emissões nocivas pelo escapamento, apenas água.
Os críticos apontam que transfere o consumo de energia para a usina que produz o hidrogênio, e atualmente não há infraestrutura de reabastecimento de hidrogênio no local.
A BMW, no entanto, já vende carros movidos a hidrogênio e foi recentemente anunciado que os novos carros movidos a hidrogênio ‘serão vendidos no Reino Unido’.
O hidrogênio também pode ser usado para alimentar uma célula de combustível e produzir eletricidade.
Esta é a solução que muitos consideram uma das melhores fontes de energia de longo prazo para carros: produz zero emissões e supera as limitações das baterias de bordo.
Atualmente, no entanto, a tecnologia de células de combustível continua muito cara.
5# Ar
O ar comprimido pode substituir a gasolina em um motor de combustão para acionar os pistões e produzir energia.
Armazenado em tanques de 4500 psi, o ar como fonte de energia é muito menos denso em energia, mas produz zero emissões de escapamento.
Vários conceitos foram discutidos ao longo dos anos e alguns fabricantes de automóveis, como a Tata, até propuseram carros convencionais movidos a ar.
6# Nitrogênio
O nitrogênio líquido armazenado em um tanque pressurizado pode ser aquecido para produzir gás de alta pressão. Isso pode ser usado para acionar um pistão ou motor rotativo.
O nitrogênio líquido é, no entanto, um transportador de energia menos eficiente do que os combustíveis fósseis e ainda requer eletricidade para produzi-lo.
7# GLP
GLP significa gás liquefeito de petróleo e é um tipo de ‘gás líquido’ que pode ser usado como combustível para uma variedade de propósitos, inclusive para abastecer carros.
Embora tradicionalmente fosse queimado e desperdiçado deliberadamente, agora é reconhecido como um combustível versátil de baixo carbono, e usado de forma produtiva.
Embora o GLP seja amplamente utilizado por residências e empresas, menos de um por cento dos carros nas estradas do Reino Unido são abastecidos por ele.
De acordo com a associação comercial do Reino Unido para a indústria de GLP, UKLPG, existem 1.400 postos de abastecimento de GLP em todo o país, em comparação com cerca de 8.500 postos de abastecimento no geral.