Convenhamos: acidentes acontecem. E quando isso acontece, você pode estar analisando reparos e lesões no carro, bem como possíveis aumentos no seu seguro. A condução segura pode ajudar muito a manter você e sua família seguros e seu prêmio sob controle.
Por isso, listamos sete acidentes de carro comuns e dicas sobre como ajudar a evitá-los:
1. Colisões traseiras
As colisões traseiras são um motivo comum para reclamações de seguros de automóveis. Seja você o motorista que bate em um veículo à sua frente ou o motorista que é atropelado por um veículo atrás de você, esses acidentes geralmente podem ser evitados. Considere estas dicas:
- Mantenha distância. Dirija o suficiente atrás do carro à sua frente para poder parar com segurança. Isto é especialmente verdadeiro em climas inclementes. Fique pelo menos três segundos atrás do veículo à sua frente e mais tempo se estiver em um veículo mais pesado. Estenda o tempo quando as condições climáticas estiverem ruins.
- Dirija estrategicamente. Evite situações que possam forçá-lo a usar os freios repentinamente. Se um motorista estiver seguindo você muito de perto ou não estiver prestando atenção, você pode ser atingido pela traseira.
- Não se distraia. Nunca tire os olhos da estrada para comer, ler uma mensagem de texto ou encontrar seu telefone. Se o motorista à sua frente parar de repente, leva apenas um segundo ou menos para não prestar atenção na traseira do veículo.
- Não dirija quando estiver sonolento ou sob efeito de álcool. É mais provável que você cometa erros de direção quando estiver com sono ou prejudicado por drogas ou álcool.
2. Danos no Carro Estacionado
Outra causa comum de danos em automóveis: ter um veículo estacionado atingido por outro carro. Esteja você deixando seu carro em um estacionamento ou na estrada, tome medidas para ajudar a evitar colisões e reclamações de carros estacionados. Aqui estão algumas sugestões:
- Tome distância. Não estacione na parte mais movimentada de um estacionamento. Em vez disso, selecione um espaço longe do tráfego intenso. Você ajudará a reduzir sua chance de ser atropelado por outro carro.
- Maximize o espaço. Estacione sempre no centro de uma vaga. Reposicione seu veículo se estiver muito perto de uma linha de estacionamento. Isso ajudará a evitar que seu carro seja atingido por outras pessoas entrando ou saindo.
- Estacione em uma garagem, se puder. A ideia é colocar seu carro em um lugar seguro quando você não estiver dirigindo.
3. Acidentes de veículo único
Perdas de veículo único incluem colisões com barreiras rodoviárias, detritos ou animais, além de capotamentos e acidentes ao dirigir fora de estrada. Não é difícil ajudar a preveni-los.
- Dirija à direita para o clima. Mesmo que o seu veículo seja o único na estrada em um dia chuvoso, com neve ou gelo , dirija em velocidades que lhe permitam manter o controle. Aprenda a evitar a hidroplanagem em estradas inundadas e atualize suas habilidades de condução de inverno antes do início da temporada.
- Sempre preste atenção. Só porque você é a única pessoa na estrada não significa que não há problema em enviar mensagens de texto, fazer ligações ou comer enquanto dirige. Você nunca sabe quando as condições podem mudar.
- Não dirija muito rápido. O excesso de velocidade está envolvido em aproximadamente um terço de todas as mortes de veículos motorizados há mais de duas décadas. 1 Simplificando, o excesso de velocidade é perigoso, mesmo que não haja mais ninguém ao seu redor.
4. Danos no pára-brisa
Lascas e rachaduras nos pára-brisas dos veículos são acidentes automobilísticos comuns que muitos motoristas não percebem que podem ajudar a evitar. A maioria dos danos ao pára-brisa acontece quando rochas e pedras são lançadas no ar por outros veículos. Ajude a evitar esse dano mantendo distância de carros e caminhões.
Além disso, não dirija atrás de limpa-neves quando estiverem soltando sal ou outras substâncias granulares. Algumas peças são grandes o suficiente para causar lascas e rachaduras.
5. Acidentes em cruzamentos
Os cruzamentos são outro local onde os acidentes ocorrem com frequência. Os motoristas distraídos podem perder os sinais de trânsito que mudam de verde para amarelo e para vermelho. Ou eles não percebem os veículos parando antes de fazer curvas.
- Pratique a direção defensiva para evitar acidentes. Tome um momento depois que o semáforo ficar verde para se certificar de que ninguém está passando pelo cruzamento. Fique atento aos motoristas em alta velocidade para passar por um semáforo amarelo em uma rua transversal. Quando você estiver se aproximando de um sinal amarelo, seja cauteloso ao invés de arriscar.
6. Roubo de Veículo Estacionado
Não importa onde você estacione seu carro, sempre há uma chance de arrombamento. Ainda assim, há coisas que você pode fazer para ajudar a evitar possíveis danos desnecessários ao seu veículo.
Tenha em mente que os itens roubados do seu veículo podem ser uma perda que você arquiva sob a cobertura do seguro do proprietário. Danos que ocorram em seu veículo durante um arrombamento seriam arquivados sob sua cobertura de seguro automóvel .
- Nunca deixe objetos de valor em um carro estacionado. Tê-los à vista é um convite aos ladrões. Leve coisas caras com você, guarde-as dentro do porta-luvas ou tranque-as no porta-malas.
- Nunca estacione em locais escuros. Em vez disso, encontre espaços em áreas bem iluminadas. Planeje com antecedência se estiver estacionando antes do pôr do sol.
7. Colisões traseiras
Esteja você saindo de uma vaga de estacionamento ou da garagem, acidentes podem acontecer.
A melhor coisa que você pode fazer para evitar acidentes ao fazer backup é evitar ter que fazer backup em primeiro lugar. Quando possível, estacione de uma forma que não tenha que dar marcha à ré no trânsito, como passar ou dar ré em uma vaga de estacionamento.
Outra dica útil: dirija veículos que tenham câmera de ré. Se o seu carro não tiver um, você pode ter um instalado.
Se você dirige um carro que não está equipado com uma câmera de ré, aqui estão algumas outras sugestões do que você pode fazer:
- Antes de entrar em seu veículo, olhe ao redor para avaliar seus arredores e padrões de tráfego.
- Volte usando a rota mais curta e direta possível.
- Dê marcha à ré em linha reta, virando apenas quando estiver livre de veículos estacionados ou quaisquer outras obstruções.
- Afaste-se lentamente enquanto continua a verificar o tráfego ao seu redor.
- Use seus retrovisores e freios até que você esteja completamente fora do local e integrado ao tráfego.
- Nunca faça nada que o distraia ao dar ré.