5 dicas essenciais para dirigir à noite

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

5 dicas essenciais para dirigir à noite

Muitos motoristas reclamam de se sentirem menos confiantes ao dirigir à noite, mesmo aqueles que não têm problemas de visão, como cegueira noturna.

Combine menos visibilidade com qualquer outro fator, como más condições climáticas ou cansaço, e isso pode aumentar o fator de risco envolvido.

Como os motoristas mais novos podem não ter experiência para lidar com a condução noturna, para não mencionar a confiança, é uma boa ideia manter algumas dicas em mente quando se trata de segurança e direção noturna.

Alguns relatórios indicam que as fatalidades relacionadas ao trânsito são três vezes maiores durante as horas escuras da noite!

Experimente estas 5 principais dicas de direção noturna segura.

1 Use esses faróis!

Na verdade, é uma boa ideia adquirir o hábito de ter os faróis acesos com mais frequência. No mínimo, você deve acender os faróis cerca de uma hora antes do anoitecer. Isso torna mais fácil para você ver quando o sol se põe, mas também o torna mais visível para outros motoristas.

É claro que, em épocas de mau tempo, considere usar suas luzes independentemente da hora do dia. Tempestades com trovões, por exemplo, podem trazer nuvens escuras que tornam o céu quase tão escuro quanto a noite.

Você deve ser cortês o suficiente para tornar mais fácil para os outros vê-lo. Se é mesmo questionável, por que não usar suas luzes?

Não pode causar nenhum dano, a menos que seja um caso de usar seus faróis altos e dificultar que os motoristas com quem você está compartilhando a estrada possam ver qualquer coisa.

 5-dicas-essenciais-para-dirigir-a-noite-farol

2 Recuar!

Embora nunca seja uma boa ideia seguir muito de perto , esse mau hábito deve ser evitado durante as horas escuras e quando o tempo estiver ruim. Existem várias razões pelas quais esta é uma regra terrível para quebrar durante a condução noturna.

Uma é que você deixa o outro motorista nervoso, o que o torna mais propenso a reagir mal a algo na estrada e causar um acidente.

Além disso, quanto mais próximos estiverem os faróis, mais brilhantes eles podem parecer e mais distrativos podem ser. Novamente, isso deixa o motorista à sua frente nervoso e também pode limitar sua visibilidade e acabar causando problemas.

Outra razão pela qual você deve tentar aumentar a distância a seguir entre você e o carro à sua frente é que durante as horas escuras da noite, sua visibilidade na frente do carro à sua frente é diminuída.

Durante o dia, você pode ver e, portanto, reagir melhor a coisas que podem ser um problema à frente na estrada ou ao lado. Com a distância de visão limitada, você está se preparando para ter problemas.

Afastar-se do para-choque traseiro de outra pessoa também significa regular sua velocidade. Como você deve considerar dirigir em velocidades mais lentas durante a noite, em vez de durante o dia, recuar permitirá que você monitore isso. Se aplicável, use o controle de cruzeiro para ficar abaixo do limite de velocidade.

3 Mantenha seus olhos em movimento e esteja alerta!

A melhor maneira de evitar um incidente à noite é ficar atento às luzes e ao movimento e continuar verificando esses espelhos . É tão importante ficar de olho nos faróis de outros carros quanto identificar outras coisas, como carros sem faróis.

À noite é mais difícil ver animais na beira da estrada , crianças ainda brincando na rua ou entulhos que já podem estar presentes ou se tornar um problema.

Fique alerta verificando os espelhos regularmente o suficiente para estar ciente do que está acontecendo ao seu redor. Isso também significa estar no topo do seu jogo para habilidades de direção defensiva.

Às vezes, especialmente à noite, trata-se mais de observar os erros dos outros motoristas do que se preocupar com os seus. Dito isto, certifique-se também de manter seus espelhos limpos e apontá-los em uma direção que facilite a visão, mas também perca qualquer brilho, se possível.

É tudo sobre os faróis! Manter os faróis limpos, direcionados na direção certa e acesos é a chave para uma condução noturna segura. Um grande erro que as pessoas cometem é dirigir por muito tempo com apenas um farol aceso. Em primeiro lugar, isso obviamente reduz sua visibilidade.

Em segundo lugar, há uma chance de que o outro queime deixando você fora alguma noite sem faróis funcionando. Isso não apenas lhe dará uma multa da polícia, mas seria uma das coisas mais perigosas que você poderia fazer.

Além disso, mantenha as luzes apontando na direção certa. Alguns estados têm inspeções e este pode ser um bom momento para substituir as lâmpadas, antes de esperar que elas queimem, bem como para obter um profissional para ajudar a apontar as lâmpadas da maneira certa.

5-dicas-essenciais-para-dirigir-a-noite-atencao

4 Fique acordado!

Embora muitos motoristas realmente prefiram dirigir à noite quando se trata de viagens ou outras viagens longas na estrada, porque é mais frio no verão e as estradas são menos lotadas, pode ser mais perigoso.

Porque seu corpo, para a maioria das pessoas, está acostumado a dormir quando anoitecer, começar uma viagem com horas de condução em vez de dormir pela frente e pode ser complicado fazer com que seu corpo concorde. Portanto, esteja ciente disso e planeje-se adequadamente. Em primeiro lugar, ainda saia o mais cedo possível.

Pegar a estrada depois das cinco horas da hora do rush é um bom momento para começar. Para muitas pessoas, começar enquanto ainda está claro e depois se estabelecer no pôr do sol e no escuro ajuda o corpo, a mente e os olhos a se ajustarem.

Por outro lado, para alguns, a transição os deixa mais cansados. Nesse caso, sair quando estiver tão escuro quanto vai ficar pode ser o que você precisa. Saiba que tipo de motorista noturno você é e planeje de acordo.

5 O resto é principalmente bom senso

Outras dicas simples para ter em mente: Monitore-se e não espere até que você se pegue cochilando algumas vezes para decidir fazer algo a respeito. Às vezes, é tão simples quanto sair do carro para um alongamento e um pouco de ar fresco.

Outras vezes, você pode precisar de um café ou apenas pegar um zumbido e um segundo fôlego das pessoas e das luzes de uma loja de conveniência. Faça polichinelos. Cante no carro. Abaixe as janelas. E saiba quando deixar ir e parar em uma área de descanso segura ou pegar um quarto de hotel e dormir um pouco.

POSTS RELACIONADOS

Cuidados Essenciais com o Sistema de Arrefecimento do Carro

Carros Usados vs. Carros Novos: Qual a Melhor Opção?

Como Escolher um Mecânico Confiável

Veja também últimos posts.